Total de visualizações de página

sábado, 30 de julho de 2011

Medicamentos Tóxicos para seu pet!


Edição da revista virtual Conexão Pet



Por Veterinária: Drª Tatiana Bérenger
Cuidado: Alguns Remédios podem matar seu pet.
Confira a lista com medicamentos perigosos para cães e gatos.
Os Brasileiros têm uma relação íntima com medicamentos. Sentem-se em casa na farmácia e costumam acreditar piamente nas informações de atendentes das drogarias, que muitas vezes nem farmacêuticos são.
Este perigoso hábito, estende-se aos animais de estimação. Acreditando que um remedinho não vai fazer mal, muitos donos prejudicam drasticamente o quadro de saúde de seus pets, ao darem substâncias que são extremamente danosas à sua saúde.
Nunca medique seu animal por conta própria! Se o seu pet apresentar algum sinal de mal-estar, procure imediatamente o médico veterinário. Algumas substãncias que são inofencivas a seres humanos, podem levar um animal a óbito. Confira a relação de medicamentos que não devem ser ministrados, e aqueles que devem ser aplicados com cautela:

1) Paracetamol ( Tylenol®, Parador® e Acetofen®) 
É contra-indicado para gatos e deve ser usado com cautela em cães, ou seja, sob supervisão do médico veterinário.
Quadro: salivação, cianose (mucosas de coloração azulada), falta de ar e vômitos, edema de face e patas, lacrimejamento e prurido, anorexia(deixa de comer) e depressão, icterícia(mucosas de coloração amarelada) devido as alterações hepáticas (fígado)podendo chegar a coma e morte.

2) Acido acetilsalicílico (Aspirina® AAS® Doril® Melhoral®) 
É contra-indicado para gatos e deve ser usado com cautela em cães, ou seja, sob supervisão do médico veterinário
Quadro: anorexia, letargia, dor abdominal, vômitos, hematemese(vomito com sangue), diarréia, melena(fezes com sangue),  Insuficiência renal. Úlceras e/ou perfurações gastro-intestinais.

3) Diclofenaco ( Cataflan® e o Voltaren®) 
É contra indicado par CÃES E GATOS!
Quadro: Problemas gastrintestinais, como úlceras hemorrágicas no estômago e duodeno,  vômitos e diarréia com sangue.Depressão, letargia, Insuficiência renal aguda, podendo levar a morte.

4) Ivermectina (Mectimax®, ivomec®)
É contra indicado parta cães das raças: raças Collie,Olde English Sheepdog,Australian Sheepherd e nos cruzamentos destas raças. E devem ser usados com cautela, sob supervisão do médico veterinário nas raças: Galgo Afegão, Saluki, Whippet, Greyhound e Samoyeda. também é contra-indicado para gatos.
É um parasiticida interno e externo (para controle de pulgas, carrapatos, sarnas, vermes intestinais…), usado frequentemente na clinica de pequenos animais. Não há problema na administração para cães, exceto as raças de cães descritas a cima. Para estas este medicamento é extremamente tóxico.
Quadro: ataxia, incoordenação, convulsões, hipersalivação, sonolência, depressão, alteração comportamental, vômito , diarréia, anorexia (deixar de comer).

DICA:


EMERGÊNCIA VETERINÁRIA!!!

Seu pet descobriu onde você guarda os medicamentos e ingeririu. Quais os primeiros cuidados a tomar??

Se a ingestão acabou de ocorrer, dê agua oxigenada por via oral para estimular o vômito. Após os vômitos administre carvão ativado vegetal, também por via oral. E leve-o imediatamente ao veterinário!!

Se você quiser maiores informações consulte a fonte linkada abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário