Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de julho de 2011

Alimentos que os cães não devem comer, jamais!!!

Chocolate, cebola e passas são alguns dos alimentos que devem ser excluídos do cardápio do seu cão. Os problemas de saúde decorrentes de alimentação inadequada podem ir desde desarranjos intestinais, taquicardia e anemia até convulsões, depressão do sistema nervoso ou mesmo a morte. Veja a seguir uma de uma lista de comidas que não devem ser oferecidas aos cães sob nenhuma hipótese:


1) - Uvas e uvas passas -

Existem casos registrados de que apenas 6 (seis) uvas ou passas causaram insuficiência renal aguda. A toxina não foi identificada ainda.











2) - Café (todas as formas)

Café contém componentes perigosos que podem causar danos ao sistema nervoso e sistema urinário (renal), além de ser um estimulante cardíaco - pode causar arritmias ou paradas.
A cafeína em quantidades suficientes pode ser fatal para um cachorro. E, não há antídoto.
Os sintomas de intoxicação da cafeína incluem agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares, convulsões e sangramento. Além de estar presente em chás (chá preto, chá matte, chá branco, chá verde...) e em cafés  a cafeína pode ser encontrado no cacau, chocolate, refrigerantes e bebidas estimulantes, como a Red Bull. É também em alguns medicamentos para resfriado e analgésicos (exp.: Nesaldina - genéricos e similares. Na dúvida leia a bula, nela indica a presença de cafeína em seus componentes, é uma forma indireta de consumir cafeína, não é indicado para cães).


3)- Comidas gordurosas -

O problema principal destes alimentos é um desarranjo gastrointestinal que pode ser gerado e, em alguns casos pode culminar em uma pancreatite. Pode ser fatal em alguns animais e é quase sempre causado por comidas muito gordurosas como bacon. Vide: Estudo retrospectivo que foi conduzido para determinar se fatores específicos na dieta de cães podem estar associados a pancreatite. (Lem KY, Fosgate GT, Norby B, Steiner JM. Journal of Veterinary Medical Association 233:1425-1431,2008).







4) - Noz macadâmia

A macadâmia contém uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso de cachorros. Já foram registrados casos de paralisia.
Os sintomas de envenenamento incluem tremores musculares, fraqueza ou paralisia dos membros posteriores, vômitos, temperatura corporal elevada e freqüência cardíaca rápida. Comer chocolate com nozes irá piorar os sintomas, levando à insuficiência renal e possível morte.






5)- Cascas de batatas -
Batatas e tomates contém uma substância chamada solanina associado a outro alcalóide. Se ingeridos em grande quantidade, podem gerar salivação excessiva, desarranjo do trato gastrointestinal, perda de apetite, depressão do sistema nervoso central e outros sintomas. Evite.








6)- Chocolate (todas as formas)

Chocolate contém teobromina, um composto diurético e estimulante do coração (além de cafeína - quando mais amargo maior é a concentração de cafeína). Sinais: Excitação inicial, beber e urinar excessivamente, vômito e diarréia. Chocolate pode causar ritmo cardíaco acelerado, podendo levar a convulsões ou mesmo morte.







7)- Abacate -

Folhas, semente e a fruta do abacate contêm uma substância tóxica chamada persina (Persin).
É inofensivo para os seres humanos que não são alérgicos. Mas é altamente tóxico na maioria dos animais, incluindo cães. Apenas uma pequena quantidade pode fazer seu cão vomitar e a ter diarréia. E, se acontecer de você ter pé de abacate plantado em casa, mantenha seu cão afastado da plantação.




8) - Cebola e Alho

Cebola em todas as formas - pó, cru, cozido ou desidratado - pode destruir células vermelhas do sangue de um cão, levando à anemia. Isso pode acontecer mesmo com a cebola em pó encontrado em alguns alimentos para bebês. Uma pequena dose ocasional (1 vez a cada 15 dias) provavelmente não terá problemas.
Mas comer uma grande quantidade de uma só vez ou comer pequenas quantidades regularmente pode causar intoxicação por cebola.
Os sintomas incluem vômitos, diarréia, pouco interesse na alimentação, apatia e falta de ar. Felizmente todos os cachorros se recuperam quando não ingerem mais cebola.



9)- Comidas estragadas ou mofadas -


Muitos tipos de mofo contem uma toxina chamada aflatoxina. Pode causar vômito/diarréia, tremores musculares, descordenação, febre, salivação excessiva e danos ao fígado.








10)- Bebidas Alcoólicas

Muitas vezes são adocicadas e podem atrair cães e gatos, mas podem induzir uma intoxicação séria e às vezes fatal. Sinais e efeitos colaterais:
- Descordenação; Excitação; Depressão; Urinar excessivamente; Respiração lenta; Ataque cardíaco e morte.







Fontes:

http://www.agrolink.com.br/saudeanimal/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=58447
http://www.sigeventos.com.br/jepex/inscricao/resumos/0001/R0491-4.PDF




Esclarecimento quando ao uso de sal para cães e humanos


Estava pesquisando a receita de um cozido para cães, daí li nos ingredientes: caldo de galinha (Knorr), em seguida para não por sal no cozido porque os cães desenvolvem pedras nos rins.

Muita gente não sabe mas um tablete de caldo knorr tem 1000mg de sódio.

Em termos nutricionais: O que causa hipertensão? O que mata o hipertenso? E o que causa complicações renais? É o sódio!

1mg de sal de cozinha comum é composto de sódio e potássio e 1mg de sal de cozinha tem muito menos sódio do que 1 tablete de caldo knorr.

Sal do cozinha : cerca de 400mg de sódio Caldo Knorr: 1000mg

Se tiver mais dúvidas LEIA AS INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS DO PRODUTO! Ninguém lê, é incrível, comem sem saber o que tem no alimento.

Já peguei vários hipertensos com a pressão fora de controle porque temperava a comida com esses temperos industrializados, afirmando que "não como sal, não sei o que pode estar acontecendo". Realmente o público não é esclarecido sobre esses termos, e muitos pioram o seu quadro ou até morrem sem saber que a culpa era do "dito cujo" tempero pronto. Era para ter um aviso nesses produtos: "Contém Sódio" , "Não é aconselhável para hipertensos".... mas enfim, a informação foi passada.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Conselho Federal de Nutrição estipularam 3mg de sal de cozinha (aproximadamente 3 colheres de café rasas) adicionados na preparação do DIA TODO, para prevenir e para conter hipertensão arterial e afins.

O Brasileiro consome hoje 12mg de sal por dia, o que é um absurdo. Sódio é tóxico para o organismo.

Isso é orientação para paciente que dou em consultório.

......


11) Sal de Cozinha e Temperos Prontos!



Não se pode dar o sódio para o cão, neste caso não use nenhum tempero para salgar, especialmente os industrializados, cães também não são tolerantes a alho e cebola, o que vejo de tempero "fresco" utilizado nas rações em lata da Pedigree é a salsa (o que é bom pois é rica em vitamina A, potássio e cálcio).






Nenhum comentário:

Postar um comentário